sábado, 29 de agosto de 2009

Oficina livre-TP5(Unidades 17 e 18)

Nossa oficina teve início com a distribuição do texto raflexivo "Bomba d'água no deserto". Com ele foram feitos questionamentos no que se refere a ter confiança e nunca perder a fé, pois quando acreditamos em alguma coisa, ela passa a fazer parte das nossas vidas.
Em seguida foram feitos alguns relatos sobre o "avançando na prática" aplicado pelos cursistas em sala de aula. O que chamou a atenção de todos foi o relato do professor João Eudes e da professora Marleide. Ele, com as turmas de 5ª série, disse que a atividade do diário(memorial) não funcionou como deveria. Sentiu muita dificuldade devido ao nível de letramento dos alunos. Já Marleide, que tem 8ª série, explicou que na sua sala, muitos alunos copiaram do colega as mesmas frases, ficando assim um trabalho muito parecido com o outro.
Expliquei que tudo isso deveria ser colocado no relatório reflexivo deles e anexado ao portifólio.
Houve ainda depoimentos a respeito do projeto. Uma cursista fez um breve relato da visita à oficina de Brennand e de como os alunos gostaram e participaram das atividades. Outros comentaram sobre o andamento dos mesmos e percebemos que tudo está sendo bem encaminhado.
No segundo momento desta oficina, os cursistas se dividiram em equipes e receberam 5(cinco) comandos onde estava escrito: "o que?", "onde?", "quem?", "quando?" e "qual foi o desfecho?". De posse deste material, o primeiro trabalho deles era escrever nestes comandos uma palavra, ou frase, que respondesse objetivamente essas perguntas. Terminada esta etapa, os papéis foram recolhidos e misturados, pergunta com pergunta. Cada grupo então, pegou os papéis e, com o que tinham em mãos, deveriam criar um texto em que prevalecesse a coerência textual.
A atividade continuou com tranquilidade, pois todos entenderam o objetivo e partiram para a montagem dos textos. Em seguida, foi feita a leitura dos textos elaborados para o grande grupo, onde se percebeu a criatividade de alguns, para que a coerência realmente existisse. Todos os trabalhos foram recolhidos e anexados ao portifólio para depois serem corrigidos .
Aproveitamos os últimos momentos desse encontro para tecer comentários à respeito do filme "O contador de histórias", que assistimos em uma aula passeio na semana anterior. Os cursistas entregaram um relatório, onde fazem um paralelo com o filme e os conteúdos do Projeto Gestar II. Foi uma oportunidade única ter feito este trabalho em conjunto, pois além de prazeiroso, todos ficaram encantados com o tema do filme.
Para finalizar, fizemos uma avaliação desta oficina e ficou claro que os encaminhamentos daquilo que tinha sido proposto foram muito bons, pois a assimilação foi coletiva .

Professora formadora: Paloma Camarotti