sexta-feira, 31 de julho de 2009

Relatório-Oficina 8/ TP4 - Unidades 15 e 16.

Nosso encontro teve início com uma leitura deleite do texto "Camelô Caprichado", de Cecília Meireles. A escolha foi proposital, pois o mesmo mostra a eficiência de um vendedor ambulante ao apresentar ao público na rua, uma caneta de última geração. O mesmo era puramente publicitário, enriquecido de momentos de humor, pois para vendê-la ,o comerciante falava coisas que vinham a sua imaginação com o objetivo de convencer os compradores. Como esta oficina seria vivenciada dentro de produção textual (escrita e leitura-TP4), não poderia ter sido melhor a utilização desta obra prima da autora acima citada.
No primeiro momento, com os cursistas organizados em círculo, foi distribuido um cartaz com fotos de crianças e o nome de várias profissões. Os mesmos analisaram o material, que era um anúncio de uma ONG que fazia um trabalho muito interessante com crianças carentes. Cada um deu sua opinião à respeito do que deveria ser aquela foto e surgiram muitos questionamentos. Depois de várias discurssões chegaram a um denominador comum, ou seja, o anúncio mostrava o que aquelas crianças queriam ser futuramente e, baseando-se nesse princípio, criaram textos publicitários falando a respeito da necessidade de se dar oportunidade a quem não tem condições financeiras.
Em seguida, cada cursista anexava seu texto a um painel colocado no quadro branco ,e explicava para o grande grupo como tinha construído o mesmo. Foi muito interessante e profundamente gratificante esta parte da oficina, pois, uma das professoras (Luzinete), fez um depoimento de sua vida escolar, uma vez que tinha passado por dificuldades para conseguir chegar onde está. Ficamos emocionados com o discurso da mesma, pois usou de muita sinceridade ao dizer que se viu naquele cartaz.
No momento seguinte os professores foram orientados no sentido de preparar um planejamento dentro da realidade de seus alunos. No mesmo deveria constar objetivos, conteúdos, metodologias, recursos utilizados e avaliação. O que ficou bem claro era que deveriam ser planejadas duas aulas. A primeira funcionaria com uma pré escrita, onde os alunos fariam a oralidade de suas preferências em relação a profissões. Seriam debatidas vantagens, desvantagens, recompensa financeira e realização pessoal. Na segunda aula, já preparados oralmente para as próximas atividades, os mesmos deveriam através do gênero textual "carta", escrever para os profissionais que fizessem parte de suas escolhas. Nesta carta deveriam aparecer questionamentos sobre o dia a dia de cada um, o que eles precisariam fazer para atingir seus objetivos e tudo que eles desejariam saber sobre as diversas ocupações. Durante a preparação dos planejamentos houve troca de idéias entre os cursistas, muitas dúvidas foram dissipadas e o trabalho tornou-se mais prazeroso.
Quando todos concluíram a tarefa foi feita uma avaliação oral da oficina e a turma toda, sem excessão, teceu elogios aos trabalhos e os encaminhamentos. Disseram que foi muito proveitoso e se comprometeram em aplicá-lo em sala de aula.
Para encerrar assistimos a um slide sobre amizade, pois este mês foi o assunto mais comentado. Foram lidas pequenas frases sobre o que é ser amigo e, depois, vimos algumas obras de Monet seguidas de frases de Shakespeare sobre tudo que aprendemos diariamente.
Trabalhar com estes profissionais é um enriquecimento ímpar, pois com gestos e atitudes, eles conseguem passar para todos uma paz interior imensa, e isso é muito gratificante.


Professora formadora:Paloma Camarotti Ribeiro de Oliveira

Gestar II/Olinda(turno da tarde)-Textos publicitários!!











Oficina 8 - Produção textual







Gestar II - Pólo Olinda(Sigismundo Gonçalves) Turno: tarde







quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vivenciando o avançando na prática com uma turma de EJA!

Na noite do dia 29 de julho ,fiz uma visita à Escola Elpídio França com o objetivo de observar uma atividade com uma turma de Eja(educação de jovens e adultos) sobre texto publicitário. Sob o comando e orientação das professoras cursistas Sandra Paula e Magda, alunos cuja faixa etária varia entre 14 e 68 anos, pesquisaram, leram e criaram, em sala de aula, textos publicitários usando provérbios populares como: quem não tem cão caça com gato, devagar se vai ao longe, atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher, etc.
Numa aula anterior, Sandra trouxe para sala alguns provérbios conhecidos e os alunos fizeram mímica para que os colegas tentassem adivinhar do que se tratava. Isto estimulou e muito a curiosidade de todos. No segundo momento os mesmos receberam revistas, cola, papel ofício,tesoura e, fazendo uso de alguns provérbios escritos no quadro anteriormente, começaram a inventar seus próprios textos. A aula foi divertidíssima, pois todos, sem exceção, participaram e tiveram idéias maravilhosas. Um aluno da professora Magda conseguiu publicar um anúncio onde o produto era um rifle de nome "amorim". Dona Maria das Graças fez um texto onde aparece um homem bem sucedido por ter como companheira uma mulher. Outros utilizaram a famosa frase "Deus ajuda quem cedo madruga" e alguns, resolveram inventar outros provérbios e fizeram criações muito interessantes.
Sandra, na parede da sala de aula, fez uma exposição dos trabalhos no dia em que foi feita a mímica(a postagem da foto já se encontra no blog). Já a professora Magda colocou algumas criações sobre sua mesa e outras foram anexadas ao quadro negro(também fotografados e postados).
A alegria deles era contagiante. Dona Amara era a felicidade em pessoa, pois não sentiu muita dificuldade em achar uma foto que se encaixasse bem com o provérbio em que o homem é grande poque tem uma mulher por trás dele. Ela ainda fez questão de salientar no texto que a mulher sempre estar "ao lado" do homem e nunca atrás.
É impressionante como aprendemos com essas pessoas. Como foi bonito vê-los com carinhas cansadas de um dia de trabalho pesado, mas com uma vontade imensa de saber cada vez mais. O que escutamos das duas turmas foi que nunca é tarde para aprender e que a vida é muito boa, se a gente souber aproveitá-la. O acesso à escola é meio complicado, mas o prazer que eles sentem em fazer parte da mesma, paga qualquer sacrifício para participar de um projeto de educação .
A relação deles com as professoras e de extrema amizade e confiança. O carinho é mútuo, assim como o respeito e admiração. Espero poder voltar mais vezes para visitá-los e crescer mais como ser humano.

Professora formadora: Paloma Camarotti Ribeiro de Oliveira

Turma do EJA criando textos publicitários!







Como a gente aprende com esses alunos...







Conhecendo o "EJA" da Escola Elpídio França(Olinda-Pe)







quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vivenciando um "Avaçando na prática"...

No dia 29 de julho, no turno da manhã, visitei a Escola Custódio Pessoa, que fica localizada em Paulista, região metropolitana de Recife. A turma era uma 6ª série, com cerca de 50 alunos, que criaram vários textos publicitários, utilizando como condutores diversos provérbios populares,como por exemplo: "rir melhor quem rir por último", "família unida permanece unida","quem não tem cão caça com gato","recordar é viver", "antes só do que mal acompanhado", "filho de peixe peixinho é", etc.
A professora cursista, Maria de Fátima, pediu aos alunos que pesquisassem em casa provérbios conhecidos pelo povo, como também gravuras de revistas e jornais onde aparecessem produtos para serem vendidos. Em sala de aula e divididos em equipe, os mesmos confeccionaram textos publicitários, utilizando todo material pesquisado. O trabalho ficou interessantíssimo, pois pude perceber como eles gostaram de participar da atividade, uma vez que eram os autores dos textos. O impressionante é que eles têm uma criatividade imensa, basta que se trabalhe em cima dessas habilidades.
No início houve um pouco de barulho, pois a idade que eles estão permite esse tipo de problema. Mas, quando começaram a produzir e apresentar para o grande grupo, para a professora da sala e para mim, o respeito entre eles foi aumentando gradativamente. Assim, praticamente todos falaram com desenvoltura e tudo transcorreu na mais perfeita ordem.
As equipes foram formadas por: Luana,Ariely,Beatriz,Thainá,Iasmin , Luana Iluminata; Luane, Esther,Vitória,Jefferson,Ellyn,Rodrigo,Micael,Jonatah; Bianca,Neide,Bárbara,Elizabete,Dayane,Juan,Danilo,Daniel,Filipe ; Renata Rebeka,Pâmela Oliveira,Débora Mayrla,Izabelly Monique,Luana Silva,Josevictor,José Pedro,Mayara Alves,Jeicikely.
A todos, agradeço de coração a participação, ajuda e comportamento durante todo o trabalho. À professora Mª de Fátima(além de cursista ,uma amiga que conquistei), só tenho elogios para fazer, pois as fotos que postei aqui, como todos os trabalhos que se encontram anexados ao portifólio da mesma, são um exemplo de dedicação e comprometimento com o Projeto Gestar II.
Ouvi depoimentos dos alunos que muito me impressionaram. A grande maioria atestou que deveriam ser feitas mais atividades desse tipo, pois estavam cansados de todo os dias abrir os livros, copiar o que estave no quadro e não deixar de anotar as tarefas de casa. A pesquisa pedida pela professora e o fato de saber que cada um iria criar seu próprio texto foi estimulante. A ansiedade deles em mostrar tudo que conseguiram fazer e como foi feito era notória.
Foi a primeira visita que fiz em relação às atividades vivenciadas nos encontros e oficinas e espero que não pare por ai, pois a satisfação de fazer parte de uma programa desse nível é muito grande.

Formadora: Paloma Camarotti Ribeiro de Oliveira











Texto publicitário(alunos da 6ª série/7º ano) da Escola Custódio Pessoa.

Visita à Escola Custódio Pessoa/Paratibe(Paulista)-PE