quinta-feira, 8 de outubro de 2009




ANALISANDO OS PACTOS DE LEITURA!




OFICINA Nº2 - UNIDADES 3 E 4 - PACTOS DE LEITURA E INTERTEXTUALIDADE.

Esta oficina teve início com a leitura do texto "Os cegos e o elefante" onde foram feitas várias reflexões em cima de como nós precisamos dos outros para unir o que já sabemos e tentar entender melhor o outro lado das coisas. As conclusões foram muito parecidas, pois a maioria concordou quando o próprio autor do texto afirma que ninguém funciona sozinho, as partes devem se juntar para formar o todo.
Em seguida fomos para as páginas 123 e 124 da PT1 onde foi feita a leitura do "ampliando nossas referências" para que ficasse mais entendido o porquê de se trabalhar com textos. Trabalhamos muito em cima dos pactos de leitura que são feitos entre autor e leitor dos diversos tipos de texto. Percebemos que a leitura se dá por meio de sondagens sucessivas e diversas.
Ficou mais clara a diferença entre conhecimento prévio e informação correta, pois nem tudo que faz parte do universo de determinadas pessoas necessariamete precisa está correto. Seguimos os passos da leitura e chegamos a conclusão que a mesma passa por várias etapas, tais como: teoria do conhecimento, parte psicológica, sociológica, considerações pedagógicas, teorias da comunicação, uma análise mais aprofundada do discurso e uma abordagem literária. Então está formado o pacto, onde os dois lados se interagem bem demais.
Partimos então para a parte prática desta oficina. Cada cursista, de posse de uma capa de revista(todas diferentes), deveria anlisar o título, tipos de letras usadas, imagens e formatação da mesma. Afixaram a capa numa cartolina e, ao lado, fizeram uma explanação oral e escrita. Percebemos os diversos tipos de pacto de leitura e como os autores direcionam os assuntos de acordo com o contexto social do seu público.
As exposições foram excelentes, onde todos participaram dos trabalhos e tiraram dúvidas a respeito do tema.
No segundo momento partimos para discussões a respeito da intertextualidade. Começamos com a leitura da fábula de Millor Fernandes "A Raposa e as uvas". Encontramos muita identificação entre este texto e a música de Reginaldo Rossi, cujo título é o mesmo. Depois discutimos sobre paráfrase, paródia, citação, epígrafe, pastiche, alusão e outros tipos de entre-textos.
Como avançando na prática foi escolhido a reescrita de um texto utilizando uma das técnicas acima citadas. As fotos desta oficina encontram-se postadas neste blog, bem como a participação do grupo de uma maneira geral.
A avaliação feita foi muito proveitosa, onde todos salientaram que muito do que foi visto neste encontro era desconhecido, como por exemplo traduções e versões de textos em outras línguas, são considaradas paráfrases.
Para o próximo encontro foi acordado que faríamos uma reavaliação de tudo que foi visto e estudado nesta TP1, encerrando-a com a temática sobre "ponto de vista".