sábado, 20 de junho de 2009

RELATÓRIO III - OFICINA Nº 7 EM RITMO JUNINO!

Este encontro começou em ritmo de São João. Para começar organizei uma pescaria, dessas que costumamos ver em festas juninas, composta de oito peixinhos. Em cada um havia uma pergunta sobre tudo que vimos até aquele momento, especialmente "letramento e alfabetização". Os professores cursistas fizeram um círculo e, ao som do forró, um chapéu de palha passava por cada um deles. Assim que a música era interrompida por mim, quem estivesse com o chapéu na mão, faria a pescaria e responderia à pergunta.
A experiência foi interessante, pois descobrimos o nosso lado infantil, relembrando as típicas festinhas do interior. Surgiram vários questionamentos,uma vez que foi lançada a pergunta ao grande grupo: somos todos letrados nesta sala ou vivemos em um país letrado? Isto fez com eles ficassem estimulados em relação à procura de soluções alternativas e à criatividade didático-pedagógica.
Foi usado ainda, um texto condutor retirado da Revista Escola(abril/09), intitulado "Ponta da Língua". Nele, o autor usa expressões da linguagem que estamos acostumados a empregar diariamente, como:" mentira tem pernas curtas", "pé de meia", "pão duro", "barriga da perna" e outras tantas. Com isso ficou bem evidente o sentido de letramento e ficou mais claro que, normalmente, os alunos são mais cobrados pela alfabetização e, com isso, são esquecidas as suas verdadeiras habilidades.
Apesar do "assunto já ser conhecido", os cursistas perceberam como foi importante esta retomada de conteúdos. Várias dúvidas foram retiradas e todos, de uma meneira ética, respeitaram as mais diversas opiniões e, muitos deles, chegaram à conclusão de que havia coisas que deveriam ser novamente discutidas.
Dando continuidade às atividades, tivemos um momento importante de reflexão, onde foi feita uma auto-análise pelos professores, da prática pedagógica que cada um adotava em sala de aula.
O próximo passo foi pontuar algumas coisas que ficaram pendentes em relação a elaboração do projeto, visto que muitos ainda sentiam certa dificuldade na aplicação do mesmo. Ficou combinado que no próximo encontro, analisaremos os encaminhamentos que estão sendo feitos, para que o projeto atinja seu objetivo.
Neste momento fomos interrompidos pelo coordenador do Gestar II da nossa Regional de Educação, que estava com a ata de frequência dos cursistas e do formador do mês em curso, como também repassou a todos alguns avisos referentes aos trabalhos desenvolvidos todas às quintas-feiras. Logo depois, retomamos os trabalhos, pedindo ao grupo de professores que elaborasse algumas perguntas para serem trabalhadas com os alunos, aplicando diversas dinâmicas que foram surgindo durante o encontro. Para finalizar foi feita uma avaliação de tudo que foi visto e pude observar como o direcionamento dado à atividade surtiu efeito, pois conseguimos alcançar todos as metas propostas. Foram postadas algumas fotos desse grupo, para que vocês tenham ideia de como foi prazeroso o trabalho e como aproveitamos para vivenciar uma das festas típicas de nossa região, que á a junina. Não posso esquecer de dizer que foram levadas iguarias da culinária nordestina para degustação, tais como: bolo de milho, de macaxeira e munguzá.

terça-feira, 16 de junho de 2009





SOCIEDADE DOS CURSISTAS COMPROMISSADOS

Tenho um grupo de professores cursistas que é a cara do Projeto Gestar II. Pessoas como Cleide, Fátima, Magda, Sandra Paula,Eliane, Marli, Waldete, Marleide, Divanete,Gerlane, Jaciara, João Eudes, Cláudia, Paulo Roberto, fazem com que eu me sinta uma pessoa privilegiada!
Toda quinta-feira nos reunimos e produzimos trabalhos maravilhosos como: troca de experiências, discurssões e questionamentos dentro da educação, afetividade e, a difícil lei da convivência. Como é bom saber que a gente pode contar com esses educadores, na tentativa de oferecer caminhos menos turbulentos para o grande número de alunos que temos. É prazeroso demais dividir com eles dificuld]ades, tristezas e alegrias que aparecem constantemente na nossa profissão.
A todos, agradeço de coração a oportunidade que me foi dada de conhecê-los e tentar melhorar e crescer como ser humano. Se esqueci de citar o nome de alguém me perdoem, mas saibam desde já que essa família faz parte da minha vida. É muito bom saber que vocês existem!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

SER PROFESSOR

"Fragmentos de um livro..."

"Posso afirmar que todos nascemos com três pares de óculos:um para ver o longe, outro para ver o perto e outro para procurar os dois.Quem os possui não morre nunca. Todas as vezes que a morte se aproximar, é só usar os óculos para ver o perto e afastar sua presença. E se faltar vida, basta usar os óculos para ver o longe que a vida vem viver perto. Isot, sem dúvida, é uma cortesia que a vida nos faz. O difícil é saber que tipo de óculos devemos usar".
"Hoje descubro que não preciso mais de óculos. Os meus olhos de verdade estão sempre procurando o longe para equilibrar o que está mais perto. Assim, vivo de real em real, de fantasia em fantasia".