sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO SOBRE O ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO GESTAR II COM OS CURSISTAS...SAUDADES...

Hoje nosso encontro tinha como finalidade primordial, fazer uma reflexão avaliativa sobre todo caminhar deste projeto, incluindo pontos positivos e negativos, perdas e danos, aprendizado enquanto educador,e, principalmente, como seres humanos.
Iniciamos com o filme "Meu nome é Rádio", cuja história se passa em torno de um rapaz negro, pobre, com uma certa deficiência mental, que vivia olhando o treino de um time de futebol amaricano numa escola da rede de ensino estadual americana, quando o técnico o convidou para fazer parte da escola, ajudando nos treinos. No princípio foi meio complicado, pois nem todos aceitaram a idéia de uma pessoa especial fazer parte de um grupo onde todos eram "normais". Mas com o passar do tempo, Rádio foi se entrosando e passou a ser tratado com todos deveriam ser: como gente.
No final, passam-se 26 anos e o personagem aparece, nos dias de hoje, como treinador oficial de um dos times da cidade, e é um dos mais respeitados da atualidade.
Nossas reflexões começaram por aí.Quantas vezes deixamos de dar oportunidade a alguém, simplesmente por achar que aquela pessoa não tem mais jeito, não vai dar pra nada? Sem querer, nos pegamos fazendo esse tipo de discriminação sem nem darmos conta, pois se tornou tão normal esta atitude entre as pessoas, que passa despercebida mesmo.
E foi a esta conclusão, única e verdadeira, que chegamos ao final deste projeto: tudo na nossa vida é uma questão de oportunidade, de respeito. Às vezes temos talentos que só descobrimos se tentarmos fazer alguma coisa. E é assim com nossos amigos, nossos familiares e, com nossos alunos, pois é com eles que convivemos quase que diariamente. Com o Projeto Gestar II aprendemos a dar mais sentido às coisas e prestar muito mais atenção às pessoas que estão ao nosso redor.
Foi uma terapia toda semana nossos encontros e oficinas: concordamos, discordamos, quase discutimos, pois cada cabeça é uma sentança, mas, no final de tudo, nos descobrimos "amigos para sempre". E isto, ninguém vai esquecer, podem ficar certos!


Professora formadora: Paloma Camarotti