quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO SOBRE AS CONCLUSÕES DO PROJETO GESTAR II.

Nosso encontro hoje foi mais reflexivo e avaliativo, em relação ao Projeto Gestar II de Língua Portuguesa, iniciado em abril deste ano.
Começamos com as discussões em cima dos últimos avançando na prática, seus pontos positivos e negativos. Questionamos também no que diz respeito às mudanças ocorridas com os alunos depois que este Projeto começou a ser implantado. Todos concordaram que o saldo não poderia ter sido melhor, pois as atividades fluiram com mais tranquilidade e as aulas tornaram-se menos cansativas.
Em seguida partimos para leitura de dois textos em relação ao Natal, para que fosse feita uma reflexão em cima do significado desta data, pois o mesmo acontece durante o ano todo em nossos corações.
Então, fomos para as premiações. Cada cursista recebeu uma lembrancinha, simbolizando o "OSCAR", por seu desempenho e participação em todos os encontros deste Projeto, como agradecimento pelo comprometimento e respeito entre todos do grupo. A todos foi entregue um certificado "simbólico", onde ficou comprovada a seriedade com que todos levaram as atividades propostas pelo MEC e a Metronorte.
Com isto, vivenciamos a produção textual, seguida de uma revisão de conhecimentos e, principalmente,de valores.
Finalizamos com uma dinâmica onde era dada a cada professor a responsabilidade de escolher 6 pessoas que iriam dar continuidade à vida da nossa cidade, após um bombardeio de guerra. Cada pessoa citada tinha personalidades e características diferentes, mas cada uma delas, possuia seu grau de maturidade e ajuda mútua.
Para o próximo encontro marcamos para assistir o filme "Meu nome é Rádio" e, em seguida nosso amigo secreto e lanche natalino.
Aos professores, Paulo, João Eudes, Jaciara, Marleide, Gerlane, Marli, Fátima, Eliane, Sandra, Magda, Cláudia, Luzinete, Divanete e Cleide, desejo toda felicidade do mundo e que eles sigam em frente na profissão que escolheram, pois são comprometidos e humanos, diante de um mundo tão complicado como o nosso. Ao meu amigo e assistente Alexandre, deixo todo meu carinho, agradecimento e a certeza de que em mim ele tem, e terá sempre ,uma amiga. A todos os que fazem a Escola Sigismundo Gonçalves, meu muito obrigada por tudo, pelo acolhimento e tentativa de sempre ajudar na hora dos muito imprevistos que aconteceram.


Professora formadora: Paloma Camarotti

TODOS DEIXARAM SEUS RECADOS E, PRINCIPALMENTE, SAUDADES...!





MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES E RELAXAMENTO!





CATEGORIAS: SONOPLASTIA(ALEXANDRE),MINIATURA(ELIANE),ACARAJETE(CLÁUDIA),TAGARELA(SANDRA),REVELAÇÃO 2009(DIVANETE)...





PROFESSORES CURSISTAS FAZENDO UMA REVISÃO TEXTUAL USANDO O"FESTIVAL DE CINEMA DE OLINDA" COMO TEMA. (ENTREGA DO OSCAR DO GESTAR II.





OFICINA Nº 12 (UNIDADES 23 E 24) TP6 -REVISÃO TEXTUAL





RELATÓRIO SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SIGISMUNDO GONÇALVES.

A atividade foi feita utilizando a dinâmica das perguntas e respostas. A sala foi dividida em dois grupos, cujo objetivo era tentar acertar tudo que era pedido pela prof. cursista Cláudia Leite, utilizando como suporte dois textos sobre esportes. O primeiro fazia referência à porcentagem em relação à preferência em se tratando de times de futebol. O segundo,trazia como tema, os craques mais conhecidos deste esporte. Este projeto foi vivenciado ao mesmo tempo pelos professores de matemática(Mauricéia)e língua portuguesa(Cláudia).
Ao passo que iam sendo feitas as perguntas(coesão, coerência, gênero textual, suportes e gramaticidade), os grupos iam respondendo, e isto causou um verdadeiro alvoroço, mas com seu lado positivo colocado acima de tudo, visto que, além de uma disputa e competição, houve a parte de revisão de assuntos.
O trabalho foi muito bem direcionado pela professora citada acima, onde a mesma foi mediadora por várias vezes em meio às confusões feitas pelos alunos, pois na verdade, ninguém gosta de perder um jogo.
O objetivo foi alcançado e todos saíram satisfeitos com a dinâmica utilizada, pois tornou a aula bem mais movimentada do que o normal.

O JOGO DA "APOSTA" FOI MUITO DISPUTADO PELOS ALUNOS!!!



O PROJETO SOBRE "ESPORTES" TRABALHADO NAS 7ªS A e B DENTRO DA LÍNGUA PORTUGUESA(ESCOLA SIGISMUNDO GONÇALVES) - PROF. CLÁUDIA LEITE




PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E CORDELISTAS EDGAR DINIZ E PAULO MOURA(FANTÁSTICOS)





quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MAIS CORDEL CRIADO PELOS ALUNOS DA ESCOLA MASCARENHAS DE MORAES!

CRYSTIAN ELLEN E DARFYN KELLY

"Expõe erotismo
Grande ceramista
Não pela maldade
Mas por ser artista"

BEATRIZ E NATHALIA

"O mestre da escultura
É também grande pintor
Ele pinta com amor
E é cheio de cultura"

JENYFFFER E WELLAINY

"Com o ovo da vida
Nos ensinou sua arte
Degolada faz a parte
Com sua alma partida"

FRANCISCO BRENNAND - 8ª SÉRIE A DO MASCARENHAS DE MORAES.

CÂNDIDA CABRAL E MICHELLY BAUM

"Brennand é um escultor
Trabalhou com emoção
Suas esculturas são belas
Estão na imaginação
São obras de um guerreiro
Que nos dá inspiração"


JEFFERSON E RODOLFO

"A oficina de Brennand
É um lugar muito famoso
Conhecido pelo povo
Espaço maravilhoso"
´

MARCOS ANDRÉ

"Brennand, um pernambucano
Que tem uma bela oficina
É uma casa muito bonita
Com arquitetura que fascina
Seu trabalho é criativo
Verdadeira obra prima"

"DESCOBRINDO O ARTISTA FRANCISCO BRENNAND" (ESCOLA MASCARENHAS DE MORAES)




terça-feira, 24 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO SOBRE A VISITA AO MUSEU DE MESTRE VITALINO(ESCOLA SANTO INÁCIO DE LOYOLA)

Nosso passeio começou às 9h. Saímos com três ônibus: um, com os alunos do professor João Eudes (Karoline, Andriele, Daisy,Ismael,Julio Cesar,Renato,,Larissa,Olga,Mª Karolayne,Evelyn,Valter,João Victor,Victor Hugo,Jorge Luiz,Deivison,Rogério,Durval,Hiago,Danilo,Dianice,Valdenia,Ailza,Cassiano \\\\\\ybson,Jéssica,Geralda,Ester,Lizandra,Beatriz,Walkirio,Ítalo); outro, com os alunos da professora Jaciara(Stefanny,Isabele,Ivison,Albenice,Larissa,Jeiseanne,Michaele,Polyane,Dayane,Diogo Flávio,Jéssica Patrícia,Erica,Mirella,Jenniffer,Késia,Diogo,Andriele,Aline,Luana.).
Ainda tivemos as presenças agradabilíssimas dos professores Cleide, Avanih, Valério e Waldéria, que nos deram uma imensa ajuda com os alunos.
Ghegamos ao Alto do Moura e fomos direto fazer a visitação ao Museu. Os meninos, munidos de material, entravam de 10 em 10(pois o espaço era muito pequeno) e faziam todas as suas observações e algumas perguntas aos responsávies pelo mesmo. Em seguida exploramos ainda a parte exterior do museu, onde foram feitas, também, algumas anotações.O próximo passo foi uma parada obrigatória para o "almoço" (que foi uma cortesia da gestora da Escola, Lúcia Martins), onde os meninos comeram bolo, tomaram refrigerante e mais algumas coisinhas providenciadas por eles mesmos. Tudo isso foi feito dentro do ônibus, com o ar condicionado ligado e sob a supervisão dos professores e participação especial do motorista.
Depois foi feito um tour por todo o Alto do Moura, onde todos tiraram várias fotos, conheceram obras de outros artistas e fizeram compras de lembrancinhas para seus familiares.
Na viagem de volta, fiz algumas perguntas em relação ao tema do projeto "100 anos de Mestre Vitalino", em que todos os sorteados acertaram as respostas, dando a todos a nítida impressão de que tudo foi muito bem orientado e encaminhados pelos professores cursistas do Projeto
Gestar II de Língua Portuguesa.
A todos, só tenho agradecimentos a fazer, inclusive ao motorista do terceiro ônibus(um micro) que recebeu o nome de "primeiros socorros", pois nos acompanhou durante todo o trajeto, caso algum aluno ou professor tivesse algum problema de saúde ou mal estar.
Como avaliação final, percebi que a culminância deste projeto, iniciado no mês de julho, foi perfeita, pois nada melhor para essas criança do que verem, ao vivo e a cores, tudo que foi trabalhado e explicado em relação à vida deste artista tão valioso da nossa região.

Professora formadora: Paloma Camarotti