Começamos esta oficina com a leitura do texto "Gosto muito de ôce", onde é mostrado o uso da nossa língua portuguesa de uma maneira bem diferente. O sotaque mineiro é muito forte e é curioso como eles usam e abusam de palavras no diminutivo,por exemplo: "tracadinho" é trocadin, "bolinho" é bolin, e por ai segue.
Depois distribuimos os cursistas em grupos para que eles realizassem a dinâmica sugerida na página 86 da TP1, cujo objetivo principal era trabalhar com oralidade fazendo uma autoavaliação enquanto comportamento em debates e reuniões de educadores. Perguntas como "você costuma escutar seu colega ou procura monopolizar a conversa?", foram respondidas e discutidas entre todos os participantes. Isto serviu também como reflexão sobre os relacionamentos humanos, como a tão complicada "lei da convivência". Limites, direitos e respeito à subjetividade de cada um, foram pontos bastantes trabalhados .
sábado, 26 de setembro de 2009
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS-OFICINA 1(TP 1)
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
TRABALHANDO COM VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS (NEOLOGISMOS) 24-09-09
Nosso segundo momento iniciou com um aprofundamento teórico sobre os diversos tipos de dialetos praticados no nosso país, tais como: o etário, o regional, o profissional, o de gênero,etc.
Percebemos como é interessante a diferença entre uma conversa de crianças e o posicionamento muitas vezes arbitrário dos idosos. São maneiras de falar um mesmo idioma completamente diferentes. Houve uma leitura deleite de um texto da TP1 intitulado "Conta de novo como foi o dia em que eu nasci", escrito por uma filha adotiva de uma ator americano. É emocionante o jeito como ela relato os fatos, fazendo parecer que eram pedidos carinhosos a respeito da sua relação familiar. Percebemos, por exemplo, como é importante o uso da entonação vocal. O texto passa a ter mais vida sem que as pessoas precisem visualizá-lo.
Ainda fazendo uso dessas variações da nossa língua, distribuidos em grupos mais uma vez, os professores começaram a confecção de um dicionário, dirigido especialmente para educadores. Ele deveria ser todo construído em cima de neologismos(um tipo de variação linguística), onde as palavras são reinventadas a partir de uma já existente. O verbete deveria ser seguido das explicaões necessárias para que todos entendessem o seu significado, acompanhado de sua classe gramatical e outras derivações. A conclusão ficou para o encontro seguinte, pois as partes escritas serão colocadas em ordem alfabética e encadernadas, para que todos tenham acesso e enriqueçam o seu vocabulário.
Para finalizar foi escolhida como lição de casa um texto do Dr. Dráuzio Varela, onde ele dá algumas dicas do que devemos fazer para conservar nossa saúde mental e espiritual, dando ênfase a "aprender a gostar de si mesmo para que os outros passem a gostar também".
Lemos ainda algumas mensagens retiradas do livro do padre Fábio de Melo, cujo título é "Quem me roubou de mim?". Foi uma viagem interior muita rica, pois descobrimos que do início deste projeto até a data de hoje, percebemos mudanças, para melhor, em muitos do nosso grupo. E isso é realmente o que chamamos de crescimento do ser humano.
A avaliação foi positiva e todos acataram com prazer as dinâmicas utilizadas, sugerindo até utilizá-las com seus alunos nas salas de aula. Algumas fotos encontram-se postadas neste blog e também foram anexadas ao portifólio da formadora do Gestar II.
Professora formadora: Paloma Camarotti.
Percebemos como é interessante a diferença entre uma conversa de crianças e o posicionamento muitas vezes arbitrário dos idosos. São maneiras de falar um mesmo idioma completamente diferentes. Houve uma leitura deleite de um texto da TP1 intitulado "Conta de novo como foi o dia em que eu nasci", escrito por uma filha adotiva de uma ator americano. É emocionante o jeito como ela relato os fatos, fazendo parecer que eram pedidos carinhosos a respeito da sua relação familiar. Percebemos, por exemplo, como é importante o uso da entonação vocal. O texto passa a ter mais vida sem que as pessoas precisem visualizá-lo.
Ainda fazendo uso dessas variações da nossa língua, distribuidos em grupos mais uma vez, os professores começaram a confecção de um dicionário, dirigido especialmente para educadores. Ele deveria ser todo construído em cima de neologismos(um tipo de variação linguística), onde as palavras são reinventadas a partir de uma já existente. O verbete deveria ser seguido das explicaões necessárias para que todos entendessem o seu significado, acompanhado de sua classe gramatical e outras derivações. A conclusão ficou para o encontro seguinte, pois as partes escritas serão colocadas em ordem alfabética e encadernadas, para que todos tenham acesso e enriqueçam o seu vocabulário.
Para finalizar foi escolhida como lição de casa um texto do Dr. Dráuzio Varela, onde ele dá algumas dicas do que devemos fazer para conservar nossa saúde mental e espiritual, dando ênfase a "aprender a gostar de si mesmo para que os outros passem a gostar também".
Lemos ainda algumas mensagens retiradas do livro do padre Fábio de Melo, cujo título é "Quem me roubou de mim?". Foi uma viagem interior muita rica, pois descobrimos que do início deste projeto até a data de hoje, percebemos mudanças, para melhor, em muitos do nosso grupo. E isso é realmente o que chamamos de crescimento do ser humano.
A avaliação foi positiva e todos acataram com prazer as dinâmicas utilizadas, sugerindo até utilizá-las com seus alunos nas salas de aula. Algumas fotos encontram-se postadas neste blog e também foram anexadas ao portifólio da formadora do Gestar II.
Professora formadora: Paloma Camarotti.
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