quarta-feira, 28 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO SOBRE O ENCONTRO EM GRAVATÁ(22-23/10)

A nossa apresentação começou na quinta-feira pela manhã por ordem alfabética. Isto significa dizer que minha amiga Alcione(da Escola Estadual do Paulista) foi a primeira. E deu um show! Um relato simples, mas cheio de muito esforço e realidades vivenciadas por nós, enquanto formadores e educadores.
Antes de tudo iniciar, a nossa tutora de Brasília, Tamar Rabelo, comunicou que a minha exposição seria a última, pois haveria uma surpresa para o grupo. É que dias antes de irmos para Gravatá, eu enviei um e-mail para ela pedindo autorização para levar alguns alunos do EJA, da Escola Santa Ana, cuja cursista é a professora Gerlane.
De imediato ela gostou da ideia, só pediu que eu comunicasse à Regional Metronorte para que o diretor da mesma também concordasse. Conseguimos transporte e alimentação por intermédio da GRE e, os alunos, sairam de Recife às 8h da manhã da sexta-feira.
Quando o grupo chegou, faltava mais ou menos meia hora para eu dar início aos trabalhos. Foi o tempo suficiente para que os meninos se aprontassem e se dirigissem até a sala nº 6, onde estavam os formadores de várias regionais e a nossa tutora.
Comecei a apresentação mostrando a todos, em forma de banner, algumas fotos de encontros com meus cursistas, oficinas, visitas às escolas para assistir à apresentação dos avançando na prática, um resumo da aula passeio que foi feita para assistir o filme "O contador de histórias", alguns títulos de prejetos em andamento, como também uma relação com o nome de todos os professores que trabalham comigo. Fiz também uma exposição dos portifólios dos mesmos e, afixado à parede, estava um cartaz com algumas produções que retirei das pastas dos cursistas, para que todos pudessem ver e fazer uma análise mais detalhada. Saliento que minha tutora, praticamente olhou quase todos os trabalhos e fez algumas colocações para que eu as repassasse quando voltasse do encontro.
Tentei ser bem rápida, pois era a última apresentação do dia. Foi quando expliquei a todos os presentes que a surpresa era a encenação do Jornal Nacional, formatada em cordel, por alunos de uma das escolas em que o Projeto Gestar II é aplicado.
Foi um dos momentos mais bonitos que presenciei em toda minha vida. A segurança que eles mostraram, junto com a autenticidade que eles possuem, foi absurdamente emocionante. Dentre os temas apresntados pelo casal William Bonner e Fátima Bernardes,estavam: o Gestar II, a Bienal e o Enem. Foram aplaudidos de pé, como também Gerlane, a professora deles, que explicou com muito carinho todos os passos que foram feitos para que eles chegassem até àquela apresentação.
Entre uma notícia e outra, mais dois alunos faziam os comerciais, ou seja, levaram alguns provérbios populares e a partir deles, criaram textos publicitários. Até a vinheta do Jornal Nacional foi gravada e fez parte de todo o processo.
A mim, só resta agradecer a cada um dos meus cursistas(que são mais amigos que cursistas), por terem se preocupado e cumprido com todas as datas combinadas nas reuniões, para que os portifólios estivessem devidamente completos, a Metronorte por ter disponibilizado o transporte para os alunos da Escola citada acima e, em especial, a Gerlane, por ter se empenhado tanto ao ponto de emocionar todos os formasdores presentes(grande Recife e interior)e, a equipe do MEC que fazia parte do nosso grupo.
Depois desta experiência, tenho certeza que este Projeto veio para mudar nossa maneira de olhar a educação, procurando principalmente, formar cidadãos e dar oportunidades a quem tem habilidades múltiplas que devem ser exploradas.
A Tamar, agradeço pelas orientações, cobranças, e-mails, recadinhos no blog, pois foi um estímulo muito grande para todos nós.

Professora formadora: Paloma Camarotti

FORAM MOMENTOS INESQUECÍVEIS!


TUDO SAIU PERFEITO! PARABÉNS A TODOS!





OS ALUNOS DA ESCOLA SANTA ANA FORAM "MARAVILHOSOS"



ENCONTRO COM A UNB EM GRAVATÁ(apresentação das atividades vivenciadas) 22 e 23/10/09