Esta oficina foi iniciada com a leitura de dois textos. Primeiro, a "Resenha Matuto-Esportiva" de Jessiê Quirino e depois, "Eu Levo ou Eu Deixo", da autoria de Rui Barbosa. Com eles, abrimos a discussão sobre os vários estilos de fala. Um dos pontos fortes deste momento de leitura e reflexão, foi perceber a diferença entre "dialeto" e "idioleto".
Em seguida, passeando pela TP5, fizemos a leitura de "Trem de Ferro", onde foi colocada a importância da sonoridade num texto, tais como: aliteração, assonância, ritmo . rima e onomatopéias). Alguns exercícios foram respondidos e os questionamentos que iam surgindo eram discutidos e explicados, na tentativa de retirar todas as dúvidas em relação aos mesmos.
Dando continuidade aos trabalhos, foi pedido aos cursistas, que se encontravam divididos em equipes, que escolhessem um tema atual e o escrevessem em 6(seis) estilos diferentes, seguindo a sequência do livro que traz o "objetivo", o "matemático", o "econômico", o "interrogativo", o "rabugento" e o "caipira". Encerramos essa primeira parte da oficina com a leitura dos textos criados pelas equipes para o grande grupo. Os mesmos encontram-se anexados ao meu portifólio.
Ainda arrumados em grupos, os cursistas sortearam alguns envelopes, cujo conteúdo eram duas partes do corpo. A tarefa agora era utilizá-las e escrever um texto no discurso direto, observando suas regras, ou seja, a fala dos personagens tinha que ser reproduzida.
Terminada esta parte, as equipes trocaram os textos e agora, cada grupo deveria reescrevê-lo modificando o discurso, ou seja, fazendo uso do indireto. Com mais uma etapa cumprida, eles desorganizaram os parágrafos para que fosse percebida e assimilada a falta de coerência. O interessante foi observar que, em certos casos, a troca dos mesmos não alterou o sentido do texto, mudando apenas a maneira de explana-lo.
Foram passadas como lição de casa, as páginas 76, 87, 88, 101 e 102 para o próximi encontro. Combinamos ainda assistir o filme "O Contador de Histórias" que havia iniciado naquela semana nos cinemas, para depois fazermos uma apreciação do mesmo em relação aos objetivos do Projeto Gestar II.
Esta oficina foi avaliada como muito produtiva e organizada. Todos os passos foram rigorosamente cumpridos e as idéias de estilo de fala e coerência textual ficaram bem explicadas.
Professora formadora: Paloma Camarotti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário