quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Oficina 10 colocada em prática(TP5-unidades 19 e 20)

Hoje nossa oficina começou de uma maneira diferente. Primeiro distribui mensagens que falavam da importância da "gentileza", no que diz respeito às relações humanas. Surgiram vários questionamentos, principalmente quando se falou que ser autêntico era primordial para cultivar uma amizade. A polêmica girou em torno desse assunto, pois as perguntas tinham relação com "dizer sempre a verdade". Para alguns, em certas horas ,ser muito sincero pode acarretar imcompreensão por parte de pessoas que não estão preparadas para ouvir certas verdades. Ouvimos depoimentos interessantes de muitos cursistas e tivemos a chance de fazer uma auto-análise sobre ser amigo ou não.
Depois disso, afixei à parede um cartaz em que estava escrito:"após a 1ª etapa do Gestar II eu me sinto...". Cada professor, escreveria em forma de frase ou utilizando apenas uma palavra, aquilo que estava sentido. Em seguida, cada um levantou, leu sua opinião e foi preenchendo os espaços vazios do cartaz com aquilo que tinham escrito. A dinâmica serviu como reflexão, pois encerramos as três primeiras TPs(3-4-5) e, precisávamos fazer uma análise mais aprofundada de tudo que se tinha visto até a data de hoje. Percebemos que praticamente todos, sentiam as mesmas coisas, ou seja, mais segurança, mais produção, mais respeito à capacidade dos alunos, mais aprendizado, mais incentivo em relação ao papel de educador, mais animação e comprometimento.
No segundo momento, fiz uma sorteio entre eles de números de 1 a 16. De acordo com a ordem crescente dos mesmos, cada um escolheria duas gravuras recortadas de revistas. Com esse material nas mãos, os cursistas deveriam criar um texto narrativo, usando a linguagem não verbal e alguns elos coesivos. Tinham também que ter o cuidado de não desviar a coerência do mesmo. Assim, a cada passo, eles pensavam e repensavam o que iriam colocar e escrever, tornando esta atividade muito divertida. Em certos momentos o sentido da história se perdia, então começávamos tudo mais uma vez, para não perder o fio condutor deste texto criado em conjunto. Ficou claro para todos que uma das maiores dificuldades foi juntar as idéias e pensamentos de cada um. O respeito ao outro foi um ponto importantíssimo neste trabalho, mostrando que o trabalho em equipe só funciona se todos colaborarem.
Ao concluir a narrativa a alegria foi geral, pois tudo tinha se encaixado bem e a coerência tão falada não se perdeu, muito pelo contrário, tornou-se cada vez mais criativa e diversificada.
Para encerrar fizemos mais uma avaliação de nossas atitudes e o grupo inteiro disse ter sido muito proveitosa esta oficina, inclusive muitos disseram que iriam usar em sala de aula a mesma técnica, tendo o cuidado de observar o nível de letramento de cada turma.
Combinamos para o próximo encontro que todos entregariam os portifólios com as atividades pedidas, incluindo relatórios reflexivos, anexos dos trabalhos com os alunos em sala de aula, apresentação dos cursistas e memorial de leitura.
Como lição de casa levaram anotadas as páginas da TP5, que se referem a coesão e coerência textual.

Professora formadora:Paloma Camarotti

2 comentários:

  1. Paloma.

    Diz um antigo ditado chinês que: "idade e sabedoria andam juntas". Então, parabéns por mais um ano de sabedoria.

    Beijos,
    Fátima.

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  2. Parabéns, atrasado por mais um niver de vida! Admiro teu jeito diversificado, teu despojamento para o ensino da nossa língua.Beijão, boa viagem e bom curso 5ªfeira.
    De sua cursista, Cláudia.

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