Esta oficina começou de maneira mais descontraída. Levei para os cursistas alguns ditados que, apesar de antigos e muito usados, sofreram algumas modificações divertidas. Em seguida, distribui o texto "Entrevista Cantada", cujo momento foi de inteiro relaxamento e cantoria. Nossa socialização não poderia ser mais perfeita.
Depois fizemos as correções de algumas atividades passadas no encontro anterior, onde foram tiradas algumas dúvidas à respeito dos vários usos das gramáticas(interna, descritiva e normativa). Um momento de grande discussão e sensibilidade aconteceu durante o depoimento do professor João Eudes, em relação à leitura de uma carta escrita por um aluno, em que o mesmo utilizava raríssimos exemplos da norma culta, mas, fazia uso descontraído e seguro das que conhecemos como interna e descritiva.
Foi neste momento que percebemos como é importante deixar de lado este rótulo de "certo" ou "errado", pois o que importa é a mensagem que o citado aluno conseguiu transmitir no seu texto, mostrando toda sensibilidade em relação a leitura de vida que ele consegue fazer.
Em seguida fiz a entrega de um poema intitulado "Reforma Ortográfica", de um professor de Brejo da Madre de Deus, para que os cursistas pudessem utilizar como material de suporte em relação a essa mudança na nossa ortografia, pois a mesma poderá ser trabalhada de duas maneiras diferentes até 2013.
Afixado à parede, estava um cartaz em que apareciam duas imagens de animais com expressões humanas. Aos professores foi pedido que cada um escolhesse uma das imagens e, abaixo delas, escrevessem uma frase nominal. Em seguida, utilizando esta mesma frase, os mesmos escreveram agora uma oração absoluta, ou seja, foram obrigados a fazer uso de um verbo qualquer. Na terceira e última parte, os cursistas reescreveram estas orações transformando-as em períodos compostos, ou seja, fazendo uso de mais de uma verbo. Ao final desta atividade chegamos a conclusão que, sem precisar usar de teorias à respeito de frase, oração e período, todos conseguiram construir o que lhes foi pedido. A parte teórica foi feita depois, isto é, cada um criou seu prórpio conceito em relação ao conteúdo vivenciado, sem que fosse necessário o uso da gramática normalmente utilizada em sala de aula.
No segundo momento partimos para o sentido da arte em nossas vidas, em relação ao cotidiano. Em conversas e reflexões, chegamos à conclusão que a mesma está presente em todos os momentos das nossas vidas, seja em forma de música, pintura, literatura, escultura,cinema,etc...
Levei para sala de aula um painel contendo algumas gravuras intituladas "Imagens Ocultas". Assim como no filme "O sorriso da Monalisa" em que a atriz Julia Roberts leva um grupo de alunas a um frigorífico e, ao mostrar uma peça de carne de determinado animal, as mesmas, a princípio, não entendem muito bem o sentido da coisa. Entretanto, aos poucos, cada uma foi tendo uma visão diferente do que aquela simples peça de frigorífico, podia representar na visão delas. E é esse o grande segredo da arte: vemos as coisas mais detalhadamente quando estamos preparados ou contagiados para fazê-lo. E assim aconteceu com as imagens que citei logo acima. Todos juntos em frente ao que estava exposto, conseguiu, às vezes com um pouco de dificuldade, enxergar o que o artista queria nos mostrar. E é simplesmente maravilhoso quando você percebe que pode ver além do que está ali, materializado, num cartaz pendurado na parede. Cada um tem uma sensibilidade ímpar, capaz de ver coisas fantásticas e se emocionar com isso.
Usamos um pouco do tempo desta oficina para fazer mais um aprofundamento teórico sobre "arte".
Para concluir, entreguei a cada um, exercícios escritos onde se diferencia as linguagens conotativa e denotativa, como também sugeri, para as turmas de 8ª série, algumas atividades com figuras de linguagem, tais como: comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole,antítese, ironia, aliteração, onomatopéia e pleonasmo. Todas elas encontram-se entre as páginas 116 e 131 da TP2.
Para o próximo encontro, combinamos de assistir a um vídeo sobre pleonasmo e discutirmos sobre os últimos avançando na prática,que foram os seguintes:dicionários com gírias e neologismos usados pelos adolescentes e leituras de imagem, contemplando mais uma vez o poder que a arte exerce sobre nós.
A avaliação feita por todo o grupo foi excelente. Todos apreciaram as dinâmicas e concordaram que com elas, a aprendizagem flui com bem mais tranquilidade e proveito.
Professora formadora:Paloma Camarotti.
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