quarta-feira, 10 de junho de 2009

MEMORIAL DE LEITURA-PALOMA CAMAROTTI RIBEIRO DE OLIVEIRA

MEMORIAL DE LEITURA - "Sei por ouvir dizer..."

Desde muito cedo aprendi a gostar de histórias ouvindo os "causos" que meu avô contava quando íamos passar as férias com ele no engenho. Descobri que podia fazer viagens fantásticas e dali por diante não me separei de um livro.
Sempre estudei em colégio particular mas, quando estava cursando a 2ª série primária fui transferida para uma escola da rede estadual, pois meu pai tinha começado a construir a casa e não podia bancar as duas coisas ao mesmo tempo. Mas é dessa escola que tenho as melhores lembranças da minha infância. Havia um professora, que toda unidade, doava prêmios aos melhores alunos da sala. Por duas vezes, na 3ª série, fiquei no terceiro lugar e meu presente foi um livro de histórias. Meus colegas começaram a rir, pois livro não era presente. Presente era: roupa, perfume e brinquedos. Livro era visto como castigo. Pra mim não. Eles não tinham idéia de como eu gostava dessas coisas, como eu me sentia rica, feliz.
Anos depois a situação lá em casa melhorou e o 1º e 2º graus pude voltar para o colégio Imaculado Coração de Maria( um dos mais conceituados da minha cidade). Fiz até a 8ª série. Depois fui para um colégio que preparava para exames do vestibular, era o União colégio e Curso. Fiz até o 3º e depois fui classificada para o curso de Letras na UFPE.
Desde curso tenho recordações excelentes. Lembro de ter feito a cadeira de Estética com o professor Ariano Suassuna. Ao iniciar suas aulas, ele apontava para o próprio corpo e dizia:"a estrutura do belo...". Foi ai que comecei a entender que a beleza está nos olhos de quem vê, e não da pessoa que é vista. Fiz mais adiante a cadeira de prática de ensino, com a professora Mirta Gonçalves, que praticamente me ensinou tudo que sei. Ao vê-la dando aula, eu dizia pra mim mesma:' um dia quem estará aí na frente sou eu, dando cursos para uma platéia maior do que essa e todos prestando atenção". Como eu gostava de falar em público, diferente de muitas pessoas que estudavam comigo.
Assim que conclui o curso, comecei a trabalhar como professora da rede estadual de Pernambuco, onde completei l8 anos de sala de aula. Faço o que faço, com um prazer inanarrável. Nunca olhei para meus alunos como alunos e sim como amigos, cúmplices de um mesmo ideal. A leitura é uma coisa que jamais me deixará sozinha, pois um bom livro é uma companhia maravilhosa para o ser humano.
Com esse tempo todo de trabalho e dedicação, descubro a cada dia que tenho que aprender muito ainda, pois o que eu sei é muito pouco diante de tanta coisa.
Continuo em Educação pois acredito que se tem condições de fazer um trabalho melhor, diferenciado, onde o aluno faça parte de todo o contexto e não funcione apenas como objeto receptivo de informações.

Um comentário:

  1. Maravilhoso, teu comentário! Ele me inspirou e abriu meu livro de lembranças sobre minha vida. Bjs, Cláudia.

    ResponderExcluir