No dia 07-05-09 demos início a mais um encontro com os professores cursistas. Começamos com a leitura do texto "O grupo é assim", para que todos conseguissem entender a importância do trabalho em grupo e que sozinhos não faríamos muita coisa.
Houve momentos de indagações em cima do que vinha a ser colaboração e muita coisa foi esclarecida, pois estávamos ali para somar com os outros e não para mostrarmos que sabíamos mais do que eles.
Em seguida recolhi os portifólios para fazer uma leitura dinâmica dos memoriais escritos por eles, aproveitando para avaliar o avançando na prática que foi sugerido no encontro anterior.
O grupo escolheu trabalhar em sala de aulas o cordel que, além de ser uma subclassificação do gênero poético, é um texto muito conhecido na nossa região. As turmas iam do 6º ao 9º ano e, cada cursista fez seu depoimento, mostrando os pontos positivos e negativos da atividade.
Percebemos que surgiram algumas dificuldades, como controle do barulho em sala, agitação dos alunos para iniciar o trabalho e entendimento do objetivo. Contudo, ficou bem claro para todos, que a tividade foi satisfatória, porque os mesmos adoraram fazer uma experiência diferente. No final de todo processo, os alunos teriam que escrever, em cordel, sobre qualquer tema atual.
O que mais me impressionou foi o depoimento da professora Sandra, que trabalha com uma turma do EJA(Educação de Jovens e Adultos). A primeira coisa que ela falou durante o relato da experiência foi que aprendeu como ela substimava seus alunos, pois eles a surpreenderam. O trabalho ficou excelente, bem elaborado, e dentro de uma turma em que as idades variam entre 14 e 68 anos. Este trabalho encontra-se no e-mail da prof. Tamar e tentarei anexá-lo a este blog para que vocês possam avaliar a grandiosidade do projeto.
Em seguida, foi distribuído o texto "A excomunhão da vítima", um cordel em que era contada a história da menina de 9 anos que sofreu um aborto após ter sido estuprada pelo padastro. A igreja católica entendeu que o crime dos médicos foi maior do que o do pai, então excomungou a todos. Isso serviu de crítica em muitos veículos de comunicação, inclusive na criação deste cordel.
Para finalizar, fizemos um apanhado de tudo que foi visto durante o encontro e, chegamos a conclusão de como é importante e diversidade de pesquisas em Educação. Para a próxima oficina usaremos uma dinâmica diferente para avaliar o desempenho dos educadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário