quarta-feira, 10 de junho de 2009

RELATÓRIO II - OFICINA 6

Este encontro foi realizado no dia 28-05-09. Iniciamos com a leitura do texto "Reforma Ortográfica", onde o educador se autoavalia em relação a sua autoestima enquanto ser humano, dentro do trabalho que ele realiza. Fizemos reflexões muito boas e proveitosas, onde cada um deu sua opinião e foi respeitado o espaço dos mesmos para se colocarem diante do grande grupo.
Em seguida fiz uso de uma dinâmica que batizei de "sabatina". Preparei uma bola com vários pedaços de papel, onde neles estavam escritas algumas perguntas sobre os gêneros textuais, letramento e alfabetização. A bola ia passando de mão em mão até a música parar de tocar. O cursista que estivesse com a bola na sua mão, responderia a pergunta relacionada àquele pedaço do papel. E assim, a bola foi passando, até que foram respondendo às pergunta e retirando muitas dúvidas em cima do assunto.
Aproveitando ainda o texto de cordel "A excomunhão da vítima", iniciei a turma para a discursão das diferentes tipologias textuais. No caso do cordel, começamos pelos tipos descritivo e narrativo. Então, dividi a sala em grupos e entreguei a cada um deles o nome de um objeto (garfo, escova de dente, sapato, etc...). A primeira coisa que eles tinham que fazer era descrever o objeto indicado, sem dar nome ao mesmo. Depois, troquei as produções feitas pelos grupos e cada um fez a leitura, tentando descobrir do que se tratava. Foi muito divertido, além de importante, pois a sala ficou mais descontraída enquanto procurava entender a descrição. No final, todos conseguiram identificar o que foi pedido anteriormente.
Com o texto em mãos, os grupos agora deveriam criar um história, em que o personagem principal fosse o objeto descrito. E foi, trabalhando desse jeito, que conseguimos entender melhor o tipo narrativo.
As expectativas deste encontro foram bem trabalhadas, pois além desses dois pontos, conseguimos trabalhar também o tipo injuntivo e o preditivo.
A próxima meta foi fazer a leitura de uma crônica de Rubem Braga "Resposta ao 903", fazendo um paralelo com "Cidadezinha qualquer" de Carlos Drumond de Andrade, onde o estilo de vida é completamente diferente do outro.
Depois distribui uma tabela onde os professores teriam como tarefa, completá-la, retirando desses dois textos, alguns trechos em que aparecessem as mais diversas tipologias.
Durante essa atividade, também foi dado um enfoque muito grande aos tipos argumentativo e expositivo, deixando mais claro aos cursistas a maneira de se trabalhar com eles em sala de aula.
Finalizamos os trabalhos com uma reflexão em cima da "Parábola da rã", onde nos é mostrado o porquê de não se desistir dos sonhos, mesmo que muitos sejam contrários a eles. Em seguida assistimos a um clip com Gabriel, o pensador, em que ele interpreta a música "Estudo errado"(de sua autoria), onde é feita uma crítica muito séria diante do verdadeiro papel da educação na sociedade. Fizemos uma avaliação rápida de tudo que foi vivenciado neste dia e chegamos à conclusão que o mesmo foi muito proveitoso, visto que todos saíram satisfeitos com o evento.
E assim chegamos ao final de mais uma oficina. Este grupo que me acompanha é fomado de 22 pessoas e se mostra bastante homogênio, pois tudo que é oferecido eles recebem com entusiasmo e demonstram grande comprometimento com as idéias do Projeto Gestar II. Está sendo uma satisfação imensa fazer parte deste trabalho, pois percebemos uma enorme cumplicidade entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário