Nosso encontro teve início com uma leitura deleite do texto "Camelô Caprichado", de Cecília Meireles. A escolha foi proposital, pois o mesmo mostra a eficiência de um vendedor ambulante ao apresentar ao público na rua, uma caneta de última geração. O mesmo era puramente publicitário, enriquecido de momentos de humor, pois para vendê-la ,o comerciante falava coisas que vinham a sua imaginação com o objetivo de convencer os compradores. Como esta oficina seria vivenciada dentro de produção textual (escrita e leitura-TP4), não poderia ter sido melhor a utilização desta obra prima da autora acima citada.
No primeiro momento, com os cursistas organizados em círculo, foi distribuido um cartaz com fotos de crianças e o nome de várias profissões. Os mesmos analisaram o material, que era um anúncio de uma ONG que fazia um trabalho muito interessante com crianças carentes. Cada um deu sua opinião à respeito do que deveria ser aquela foto e surgiram muitos questionamentos. Depois de várias discurssões chegaram a um denominador comum, ou seja, o anúncio mostrava o que aquelas crianças queriam ser futuramente e, baseando-se nesse princípio, criaram textos publicitários falando a respeito da necessidade de se dar oportunidade a quem não tem condições financeiras.
Em seguida, cada cursista anexava seu texto a um painel colocado no quadro branco ,e explicava para o grande grupo como tinha construído o mesmo. Foi muito interessante e profundamente gratificante esta parte da oficina, pois, uma das professoras (Luzinete), fez um depoimento de sua vida escolar, uma vez que tinha passado por dificuldades para conseguir chegar onde está. Ficamos emocionados com o discurso da mesma, pois usou de muita sinceridade ao dizer que se viu naquele cartaz.
No momento seguinte os professores foram orientados no sentido de preparar um planejamento dentro da realidade de seus alunos. No mesmo deveria constar objetivos, conteúdos, metodologias, recursos utilizados e avaliação. O que ficou bem claro era que deveriam ser planejadas duas aulas. A primeira funcionaria com uma pré escrita, onde os alunos fariam a oralidade de suas preferências em relação a profissões. Seriam debatidas vantagens, desvantagens, recompensa financeira e realização pessoal. Na segunda aula, já preparados oralmente para as próximas atividades, os mesmos deveriam através do gênero textual "carta", escrever para os profissionais que fizessem parte de suas escolhas. Nesta carta deveriam aparecer questionamentos sobre o dia a dia de cada um, o que eles precisariam fazer para atingir seus objetivos e tudo que eles desejariam saber sobre as diversas ocupações. Durante a preparação dos planejamentos houve troca de idéias entre os cursistas, muitas dúvidas foram dissipadas e o trabalho tornou-se mais prazeroso.
Quando todos concluíram a tarefa foi feita uma avaliação oral da oficina e a turma toda, sem excessão, teceu elogios aos trabalhos e os encaminhamentos. Disseram que foi muito proveitoso e se comprometeram em aplicá-lo em sala de aula.
Para encerrar assistimos a um slide sobre amizade, pois este mês foi o assunto mais comentado. Foram lidas pequenas frases sobre o que é ser amigo e, depois, vimos algumas obras de Monet seguidas de frases de Shakespeare sobre tudo que aprendemos diariamente.
Trabalhar com estes profissionais é um enriquecimento ímpar, pois com gestos e atitudes, eles conseguem passar para todos uma paz interior imensa, e isso é muito gratificante.
Professora formadora:Paloma Camarotti Ribeiro de Oliveira
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Paloma, parabéns! Amei a oficina e vou aplicar também com os meus professores. Beijos. Alcione
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