No dia 29 de julho, no turno da manhã, visitei a Escola Custódio Pessoa, que fica localizada em Paulista, região metropolitana de Recife. A turma era uma 6ª série, com cerca de 50 alunos, que criaram vários textos publicitários, utilizando como condutores diversos provérbios populares,como por exemplo: "rir melhor quem rir por último", "família unida permanece unida","quem não tem cão caça com gato","recordar é viver", "antes só do que mal acompanhado", "filho de peixe peixinho é", etc.
A professora cursista, Maria de Fátima, pediu aos alunos que pesquisassem em casa provérbios conhecidos pelo povo, como também gravuras de revistas e jornais onde aparecessem produtos para serem vendidos. Em sala de aula e divididos em equipe, os mesmos confeccionaram textos publicitários, utilizando todo material pesquisado. O trabalho ficou interessantíssimo, pois pude perceber como eles gostaram de participar da atividade, uma vez que eram os autores dos textos. O impressionante é que eles têm uma criatividade imensa, basta que se trabalhe em cima dessas habilidades.
No início houve um pouco de barulho, pois a idade que eles estão permite esse tipo de problema. Mas, quando começaram a produzir e apresentar para o grande grupo, para a professora da sala e para mim, o respeito entre eles foi aumentando gradativamente. Assim, praticamente todos falaram com desenvoltura e tudo transcorreu na mais perfeita ordem.
As equipes foram formadas por: Luana,Ariely,Beatriz,Thainá,Iasmin , Luana Iluminata; Luane, Esther,Vitória,Jefferson,Ellyn,Rodrigo,Micael,Jonatah; Bianca,Neide,Bárbara,Elizabete,Dayane,Juan,Danilo,Daniel,Filipe ; Renata Rebeka,Pâmela Oliveira,Débora Mayrla,Izabelly Monique,Luana Silva,Josevictor,José Pedro,Mayara Alves,Jeicikely.
A todos, agradeço de coração a participação, ajuda e comportamento durante todo o trabalho. À professora Mª de Fátima(além de cursista ,uma amiga que conquistei), só tenho elogios para fazer, pois as fotos que postei aqui, como todos os trabalhos que se encontram anexados ao portifólio da mesma, são um exemplo de dedicação e comprometimento com o Projeto Gestar II.
Ouvi depoimentos dos alunos que muito me impressionaram. A grande maioria atestou que deveriam ser feitas mais atividades desse tipo, pois estavam cansados de todo os dias abrir os livros, copiar o que estave no quadro e não deixar de anotar as tarefas de casa. A pesquisa pedida pela professora e o fato de saber que cada um iria criar seu próprio texto foi estimulante. A ansiedade deles em mostrar tudo que conseguiram fazer e como foi feito era notória.
Foi a primeira visita que fiz em relação às atividades vivenciadas nos encontros e oficinas e espero que não pare por ai, pois a satisfação de fazer parte de uma programa desse nível é muito grande.
Formadora: Paloma Camarotti Ribeiro de Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei o seu comentário sobre os meus alunos, realmente eles são demais... demais em tudo na criatividade, na sinceridade e principalmente eles são muito participativos. Adorei as fotos!
ResponderExcluirBeijos e até amanhã.