Na noite do dia 29 de julho ,fiz uma visita à Escola Elpídio França com o objetivo de observar uma atividade com uma turma de Eja(educação de jovens e adultos) sobre texto publicitário. Sob o comando e orientação das professoras cursistas Sandra Paula e Magda, alunos cuja faixa etária varia entre 14 e 68 anos, pesquisaram, leram e criaram, em sala de aula, textos publicitários usando provérbios populares como: quem não tem cão caça com gato, devagar se vai ao longe, atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher, etc.
Numa aula anterior, Sandra trouxe para sala alguns provérbios conhecidos e os alunos fizeram mímica para que os colegas tentassem adivinhar do que se tratava. Isto estimulou e muito a curiosidade de todos. No segundo momento os mesmos receberam revistas, cola, papel ofício,tesoura e, fazendo uso de alguns provérbios escritos no quadro anteriormente, começaram a inventar seus próprios textos. A aula foi divertidíssima, pois todos, sem exceção, participaram e tiveram idéias maravilhosas. Um aluno da professora Magda conseguiu publicar um anúncio onde o produto era um rifle de nome "amorim". Dona Maria das Graças fez um texto onde aparece um homem bem sucedido por ter como companheira uma mulher. Outros utilizaram a famosa frase "Deus ajuda quem cedo madruga" e alguns, resolveram inventar outros provérbios e fizeram criações muito interessantes.
Sandra, na parede da sala de aula, fez uma exposição dos trabalhos no dia em que foi feita a mímica(a postagem da foto já se encontra no blog). Já a professora Magda colocou algumas criações sobre sua mesa e outras foram anexadas ao quadro negro(também fotografados e postados).
A alegria deles era contagiante. Dona Amara era a felicidade em pessoa, pois não sentiu muita dificuldade em achar uma foto que se encaixasse bem com o provérbio em que o homem é grande poque tem uma mulher por trás dele. Ela ainda fez questão de salientar no texto que a mulher sempre estar "ao lado" do homem e nunca atrás.
É impressionante como aprendemos com essas pessoas. Como foi bonito vê-los com carinhas cansadas de um dia de trabalho pesado, mas com uma vontade imensa de saber cada vez mais. O que escutamos das duas turmas foi que nunca é tarde para aprender e que a vida é muito boa, se a gente souber aproveitá-la. O acesso à escola é meio complicado, mas o prazer que eles sentem em fazer parte da mesma, paga qualquer sacrifício para participar de um projeto de educação .
A relação deles com as professoras e de extrema amizade e confiança. O carinho é mútuo, assim como o respeito e admiração. Espero poder voltar mais vezes para visitá-los e crescer mais como ser humano.
Professora formadora: Paloma Camarotti Ribeiro de Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando assumi a turma da EJA tremi nas bases, visto que não tinha experiência em ensinar a adultos. Mas, quando os conheci percebi que ali estava o sentido da minha profissão. É maravilhoso ensinar e aprender com eles. Tenho muito orgulho dos meus alunos e sinto um carinho especial por cada um.
ResponderExcluirParticipar do Gestar II está sendo muito bom, porque estou somando experiência e aprimorando o repasse do conteúdo a ser trabalhado. Está havendo um aprendizado mútuo (formadora, professora e alunos).
Sandra Figuerôa